sexta-feira, 6 de agosto de 2010

O Japão quer construir um elevador ao espaço

Cientistas japoneses estão estudando a possibilidade de criar uma escada que se estenda cem mil quilômetros ao espaço, começando na Terra.
Esta façanha tecnológica, também tem seus desafios científicos, já que serão necessários novos materiais mais fortes e leves. Um deles são os famosos nanotubos de carbono. Segundo seus estudos, os cabos têm que ser 180 vezes mais fortes do que o aço, além de quatro vezes mais resistentes que a fibra de nanotubos existentes na atualidade.
O plano consiste em ancorar cabos ao chão da Terra e estendê-los até uma estação satélite em órbita sobre a Terra. A tecnologia para propulsar o elevador se baseará na empregada no famoso trem-bala japonês.
A idéia, aliás, contempla transportar humanos, no entanto, inicialmente pretende levar equipamentos solares que gerem energia para levá-la de volta à Terra.
Parece ser que isso é muito sério, já que foi planejada uma conferência internacional para o mês de novembro no Japão, onde ser anunciará um plano detalhado de produção. O custo aproximado ascende a USD$9 bilhões.

Por Alexandre Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário