quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Como calcular o peso que um balão pode levar

QUER CONSTRUIR SEU PRÓPRIO BALÃO?

Independente dos balões ecológicos que, comprovadamente não oferecem riscos a natureza, existem formas de soltar um balão tradicional com segurança. A mais comum é soltar o balão com uma carga bem inferior aos padrões adotados pelos baloeiros, afinal todos sabem que balão leve fica mais tempo no alto, a bucha queima toda e cai apagado. Porém, fazer cálculos ”no olho” é muito comum e muitas vezes não funciona.
Muita gente se baseia em balões que deram certo porém já existiu na história casos de balões que tiveram uma carga similar porém não tiveram o mesmo sucesso do balão de referência.
No mundo do balão, a explicação para um balão subir vem da física: O balão, um objeto fechado que inflado com ar quente devido a lei da gravidade sobe pois o ar quente é mais leve que o frio. Agora se usamos a física para entender como um balão sobe, porque não a utilizamos para calcular seu peso?
Essa conta funciona assim como calcula-se uma carga de um avião, um helicóptero. Afinal a força do motor deve carregar o peso total. Nos balões, a conta é a mesma mas deve-se entender que ela sofre variações de acordo com a velocidade do vento e a altitude. Por isso que no Rio de Janeiro os balões precisam de menas bucha para subir pois o Rio está no nível do mar. Outro fator importante é a temperatura. Em Curitiba, o frio é mais intenso e o “choque térmico” do calor da bucha no papel com o frio externo faz com que o balão perca força. Um exemplo claro são os balões de seda num dia quente. Devido ao calor externo, o papel dilata, o balão fica maior e consequentemente, a área interna aumenta. Haja visto que muitos balões que ficam o dia inteiro no alto caem deformados. Cores escuras também aumentam a absorção de calor externo por isso que nos regulamentos dos Festivais Ecológicos são exigidos mais cores escuras nos projetos, afinal o balão precisa do calor do sol para se manter no alto.
Mas vamos ao que interessa: Como calcular o Empuxo (força) de um balão:
O passo mais importante é conhecer o molde. Com ele use a calculadora da Gazeta para ver os dados:
Vamos escolher um balão com 10 metros, 36 gomos e bainha de 1cm com o molde Truffi Magia2:
Após clicar em calcular ele vai gerar os seguintes dados além claro dos pontos do molde:
Esses dados servem para cálculo do molde porém uma informação é importante para nosso cálculo:
O metro cúbico (m3) é o valor do espaço interno do balão. Com essa informação, faremos a conta para saber quanto de peso o balão pode levar.
Para isso basta multiplicar por 0,40:
120,8×0.40=48,32
De acordo com nosso cálculo o balão pode puxar por volta de 48 kilos
Agora vamos calcular o peso de tudo pra saber se o balão vai ou não subir tranquilamente.
Pese tudo. Tudo mesmo: Balão, Bucha, Boca, Guias, Engates, Bandeira, antena, cabresto.
Muita gente acha que o cálculo é da Boca pra baixo mas se engana. Afinal a força para levantar tudo vem de dentro do balão e o Balão, Boca e Bucha também influenciam no peso total.
Outro detalhe que a força total do balão é quando a bucha está bem inflamada. Por isso que um balão nas guias sai fraco e com o tempo vai ficando mais forte.
Procure sempre respeitar uma margem de segurança de no máximo 80% afinal, para essa conta ser exata teríamos que fazer uma conta grande envolvendo pressão atmosférica, velocidade do vento, temperatura e mais um monte de coisas.
Bem é isso ai. Espero ter contribuído para que todos soltem balões com segurança. Pra cada um existe uma fórmula, dados vindo de experiências passadas, mas pra quem não tem como perguntar vale a dica, afinal já soltei muitos balões usando esse cálculo e todos caíram após horas de voo apagadinhos.
Alexandre Gonçalves

Um comentário: